Em carta à UE, Itália se compromete com luta contra à evasão

ROMA, 1 FEV (ANSA) - O Ministério das Finanças da Itália enviou uma carta nesta quarta-feira (1) aos líderes da União Europeia em que se compromete a continuar com a luta à evasão fiscal e ao corte de gastos, em mais um ato para convencer o bloco de que as contas do país não sairão do controle.   

"No âmbito do trabalho da definição da política econômica de médio prazo, o governo fará outras ações de combate à evasão fiscal em continuidade com aqueles já adotados no passado recente, estendendo a abrangência, e ainda na redução das despesas, também graças à nova modalidade de orçamento do Estado", escreveu o governo italiano no documento.   

A carta foi enviada juntamente com o Relatório sobre os Fatores Relevantes que influenciam a dinâmica dos débitos.   

O documento informa que o governo italiano pretende continuar na estrada de uma consolidação das contas "favoráveis ao crescimento e às reformas estruturais" e adverte que "um ritmo de ajustamento excessivamente acelerado danificaria a economia em um momento em que há o crescimento da incerteza geopolítica e econômica em nível global".   

A carta é mais um capítulo das recentes tensões entre a União Europeia e a Itália, em que o bloco teme pelas finanças do país e quer garantias de que as recentes catástrofes naturais - como a série de terremotos que atinge o país desde agosto do ano passado - possa causar um aumento muito grande na dívida italiana.   

No documento, o governo afirma que "não pode estimar com exatidão o impacto do terremoto sobre as contas públicas, mas será provavelmente muito superior a um bilhão de euros já em 2017". Para resolver essas questões, Roma informa que "criará um fundo destinado" a esse tipo de situação. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos