Inteligência artificial derrota humanos em torneio de poker

NOVA YORK, 1 FEV (ANSA) - A inteligência artificial (IA), conhecida como Libratus, conseguiu derrotar pela primeira vez na história os melhores jogadores de poker do mundo.   


Criado por um grupo de pesquisadores norte-americanos da Universidade Carnegie Mellon, o Libratus venceu quatro profissionais, Jason Les, Dong Kyu Kim, Daniel McAulay e Jimmy Chou. A disputa aconteceu durante uma maratona de 20 dias no torneio "Texas Holdem sem limites", no Cassino Rivers, nos Estados Unidos.   


A inteligência foi desenvolvida justamente para ser capaz de interpretar novas situações e criar estratégias para sair delas.   


Um jogo de poker envolve diversas situações inesperadas, além do blefe, com isso o sistema consegue funcionar quando a informação é imperfeita ou incerta, e quando não há dados suficiente para chegar a uma conclusão definida.   


"Essa é a primeira vez que uma IA foi capaz de vencer os melhores humanos em Texas Holdem. Em termos gerais, isso mostra que a habilidade da IA de raciocínio estratégico sob informações imperfeitas ultrapassou a dos melhores humanos", afirmou Tuomas Sandholm, um dos professores responsáveis pela pesquisa. O sistema não serve apenas para jogar poker, mas também pode ser reprogramado para ser usado em outras áreas como estratégias de segurança militar e planejamento de tratamentos médicos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos