Senado confirma Tillerson como secretário de Estado dos EUA

NOVA YORK, 1 FEV (ANSA) - O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira (1) o nome de Rex Tillerson para ocupar o cargo de secretário de Estado do governo de Donald Trump.   

Foram 53 votos a favor e 43 contrários, sendo que quatro democratas estão entre aqueles que aprovaram o ex-CEO da Exxon Mobil em um dos mais importantes cargos políticos dos EUA.   

Sem nenhuma experiência política, Tillerson foi muito criticado pelos senadores - incluindo republicanos - por ter laços com o governo russo e o presidente Vladimir Putin. Em 2013, ele foi condecorado com a "Ordem de Amizade" da Rússia por seu trabalho à frente da petrolífera.   

O indicado de Trump é a ainda o primeiro da história moderna a assumir o posto sem ter experiência política, mas é considerado um bom negociador. Tillerson substituirá John Kerry, o secretário do segundo mandato do governo de Barack Obama.   

O chanceler italiano, Angelino Alfano, enviou uma mensagem parabenizando Tillerson e desejando que o novo secretário de Estado "tenha sucesso em seu mandato".   

"Estou convicto de que a Presidência italiana do G7 e a participação do nosso país nos trabalhos do Conselho de Segurança das Nações Unidas oferecem um maior oportunidade para trabalhar lado a lado e fornecer respostas comuns aos desafios globais mais urgentes, em particular, na região do Mediterrâneo", escreveu Alfano segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos