Após polêmica, filhos de Fillon serão investigados na França

PARIS, 2 FEV (ANSA) - A Justiça da França incluiu os dois filhos do candidato conservador à Presidência, François Fillon, no processo que investiga a criação de cargos fictícios para a esposa do ex-deputado, Penelope Fillon, informou a mídia francesa nesta quinta-feira (2).   

Segundo o jornal "Le Monde", Marie e Charles também são suspeitos de terem recebido salários de assessores do então deputado, entre os anos de 2005 e 2007, sem terem efetivamente trabalhado no Gabinete. Já o "Le Canard Enchainé", que foi o jornal que denunciou o "Penelopegate", afirma que os dois embolsaram 83.735 euros durante os 21 meses de trabalho.   

O caso denunciado há duas semanas pela mídia francesa fez com que Fillon, que pertence aos Republicanos, visse suas chances de se tornar o novo presidente da França despencarem. Pesquisas de opinião mostram que ele saiu do "empate técnico" com Marine Le Pen na liderança da disputa, caindo para a terceira colocação da corrida presidencial, atrás do socialista Benoît Hamon.   

E a situação promete se complicar ainda mais nesta quinta-feira com a exibição de uma reportagem especial da emissora "France 2". Nela, Penelope aparece em uma entrevista ao jornal "Daily Telegraph" em 2007 dizendo que "nunca fui assistente do meu marido". Em outra pergunta, ela afirmou que "sequer cuidou da comunicação" de seu Gabinete.   

A denúncia investigada pela Procuradoria de Paris é de que Penelope recebeu salários por trabalhar entre os anos de 1998 e 2007 no Gabinete de Fillon e de seu suplente, sem ter efetivamente ocupado o posto. Nesse período, ela teria embolsado entre 500 mil e 900 mil euros pela função fictícia. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos