Trump briga com premier australiano e desliga telefone

SÃO PAULO, 3 FEV (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desligou o telefone no meio de uma conversa com o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, sobre uma polêmica discussão envolvendo refugiados no último final de semana.   

De acordo com o jornal norte-americano "The Washington Post", citando fontes do governo, a conversa telefônica "hostil e tensa" se deu por conta de um acordo assinado pelo ex-presidente Barack Obama se comprometendo a receber 1250 refugiados alojados em centros de detenção australianos.   

Trump teria dito a Turnbull que o acordo era o "pior da história" e se queixou que, se for cumpri-lo, iria "matar" politicamente os Estados Unidos. Além disso, o republicano acusou a Austrália de querer exportar "o próximo terrorista de Boston", em referência aos terroristas que realizaram um atentado durante uma maratona na cidade em 2013.   

O presidente norte-americano também afirmou que a conversa era "de longe a pior" das cinco que já havia realizado naquele dia com outro líderes internacionais. Em seguida, interrompeu bruscamente a conversa, que deveria ter durado cerca de uma hora, mas durou apenas 25 minutos.   

Em sua conta no Twitter, Trump publicou uma mensagem demonstrando indignação com a medida acordada por Obama. "Dá para acreditar? A administração de Obama acordou trazer centenas de imigrantes ilegais da Austrália. Por que? Estudarei este pacto estúpido", escreveu.   

Recentemente, o magnata assinou um decreto para barrar a entrada de imigrantes muçulmanos de sete países e de refugiados que tem causado um mal-estar diplomático e críticas de líderes mundiais.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos