Câncer já matou 8 crianças na 'Terra dos Fogos' em 2017

NÁPOLES, 06 FEV (ANSA) - Nos últimos 20 dias, oito crianças morreram vítimas de tumores na chamada "Terra dos Fogos", uma vasta área do sul da Itália que sofre com a degradação ambiental devido à gestão ilegal de lixo.   

O balanço foi apresentado por mães que pertencem ao comitê "Vítimas da Terra dos Fogos", durante uma reunião em Nápoles, capital da Campânia, que contou com a presença do ministro para o "Mezzogiorno" (como é chamada a Itália meridional), Claudio De Vincenti.   

"Essas crianças nunca descansarão em paz. Não há justiça para elas", disseram as mães. Os pequenos que morreram nos últimos dias tinham entre sete meses e 11 anos de idade. Recentemente, o Instituto Superior de Saúde (ISS), vinculado ao sistema sanitário nacional, divulgou um estudo evidenciando um "excesso" na ocorrência de tumores entre as crianças da Terra dos Fogos.   

"A mortalidade geral [incluindo adultos] também é maior que a média regional, tanto entre homens quanto entre mulheres", diz o relatório, que acrescenta que as doenças mais frequentes são câncer de estômago, fígado, pulmão, bexiga, pâncreas, rim e mama.   

A Terra dos Fogos fica entre as províncias de Nápoles e Caserta e abriga inúmeros lixões clandestinos, inclusive à beira de estradas. Quando esses lugares ficam saturados, seus "gestores" fazem grandes incêndios para queimar o lixo acumulado e abrir mais espaço - por isso o nome do local, que deriva de uma frase usada pelo escritor Roberto Saviano no livro "Gomorra".   

No entanto, muitos desses rejeitos são "especiais", ou seja, resíduos de atividades agrícolas e industriais, produtos químicos, combustíveis, veículos, restos de demolição, entre outros. Esse tipo de lixo é o mais tóxico, por isso seu tratamento deve ser feito de maneira mais cuidadosa.   

Quando são queimados de modo clandestino, esses resíduos podem provocar danos à saúde, ao ambiente e à agricultura. Muitos desses lixões são administrados por empresas suspeitas de ligação com a Camorra, a máfia napolitana. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos