Confira o 'manual' completo para conferir Sanremo

ROMA, 6 FEV (ANSA) - Nesta terça-feira, dia 7, tem início o Festival de Sanremo, a maior competição musical da Itália, que, no próximo sábado (11) anunciará a melhor canção italiana do ano e o artista que representará o país na edição de 2017 do Eurovision, principal evento de música da Europa.   


Com cinco dias de competição, 30 músicas e a apresentação da dupla Carlo Conti e Maria De Filippi, o site "Stylight" publicou um "abc" de Sanremo, com várias curiosidades do festival que ajudarão os espectadores do programa a esperar o seu início.   


1) Desde a primeira edição do festival em 1951, 1.954 músicas foram apresentadas em todas as categorias.   


2) Grande parte das músicas apresentadas no evento falam sobre o amor. Seja sobre uma arrebatadora história de amor, a de corações partidos ou até mesmo declarações de amor e carinho para a mãe, a palavra estava no título de 101 canções nas 66 últimas edições do festival. Além disso, seis das músicas vencedoras também têm o vocábulo em seu título.   


3) O dueto é o grande protagonista de Sanremo. Especialmente nos primeiros 20 anos do festival, principalmente entre 1953 e 1971, por que, durante este período, as canções eram apresentadas por dois artistas diferentes.   


4) A cantora Nilla Pizzi é a rainha do festival, tendo ganho todas as categorias de Sanremo de uma só vez em 1952. A italiana conseguiu "acumular" tantas vitórias porque na época era possível que um participante apresentasse mais de uma música no concurso.   


5) Se Pizzi é a rainha de Sanremo, o maestro Beppe Vessicchio é o rei. O italiano, que só participará da competição como convidado neste ano, ficou conhecido em toda a Itália por ser o regente da orquestra de Sanremo. Vessicchio já é tão "de casa" do festival que, desde 1990, ele só não comandou a orquestra seis anos.   


6) O competidor mais jovem a vencer o festival foi Gigliola Cinquetti que, quando apresentou a sua canção "Non L'Ho la Età" ("Não Tenho Idade") em 1964, tinha apenas 16 anos. 7) Já o primeiro homem a ganhar sozinho a principal categoria do concurso foi Nicola de Bari com a música "I Giorni del Arcobaleno" ("Os Dias do Arco-Íris"). No ano anterior, aliás, o cantor já havia conquistado o prêmio principal do festival com a cantora Nada.   


8) Para comemorar os seus quase 50 anos de carreira, o cantor Al Bano participa pela 15ª vez do festival. Enquanto isso, muitos grandes nomes da música italiana, como Claudio Baglioni, Francesco de Gregori, Fabrizio De Andrè e Francesco Guccini, nunca pisaram no palco do Teatro Ariston. 9) Poucas pessoas sabem que entre 1980 a 1989 não havia uma orquestra presente no festival. Durante aquele período, as bases instrumentais das músicas que acompanhavam as vozes dos artistas eram gravadas antes da competição, funcionando assim como uma espécie de "playback".   


10) Atualmente, os artistas Marco Carta, Valerio Scanu, Emma, Mario Mengoni e Il Volo estão em alta no cenário musical italiano. Os cantores são os cinco vencedores das últimas sete edições de Sanremo, de 2009 a 2015. Além disso, grande parte dos participantes da competição vem de outros concursos na Itália, como X Factor, The Voice Italia e Amici. Neste ano, são sete os concorrentes que já participaram de outros programas musicais no passado. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos