Embaixada do Brasil em Roma fará exposição de Portinari

SÃO PAULO, 7 FEV (ANSA) - Uma mostra dos quadros do artista brasileiro Candido Portinari será inaugurada na embaixada do Brasil em Roma, a partir desta quarta-feira (8). "Portinari - La mano senza fine" será exposta na Galleria Candido Portinari, no Palazzo Pamphilj.   


A coleção de quadros pertence ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) no Rio de Janeiro, que organiza o evento com a parceria da embaixada brasileira, e ficará aberta ao público até o dia 22 de abril.   


"É com grande prazer e orgulho que exibimos na Embaixada do Brasil em Roma as obras de Candido Portinari, um artista que, com as 'suas mãos sem fim', deixou uma produção de grande ressonância humana e universal, em linha com sua dupla identidade, brasileira e italiana. As suas imagens permanecem eloquentes e contemporâneas", disse o embaixador do Brasil em Roma, Antonio Aguiar Patriota.   


Entre as principais obras que serão expostas estão o quadro "Colhedores de Café", uma das referências na arte moderna do Brasil, e "O Lavrador de Café", de 1934, que atualmente pertence ao Museu de Arte de São Paulo. A obra representou o Brasil no ano seguinte na Exposição Internacional de Arte Moderna no Carnegie Museum of Art de Pittsburgh, recebendo uma menção honrosa.   


Essa será a primeira vez que uma exposição na Galleria Candido Portinari, que foi inaugurada em outubro de 1962, terá uma exposição do artista brasileiro que nomeou o local.   


Segundo os organizadores, "a coleção de obras de Portinari pertencentes ao MNBA permite revelar sua matriz italiana em muitos de seus trabalhos e de destacar as ligações afetivas entre os dois países". Para o museu brasileiro, a coleção "é um a das mais importantes da nossa instituição e do Brasil".   


"Um sensível agradecimento a todos aqueles que tornaram possível a realização desse projeto, em particular, ao embaixador do Brasil em Roma, Antonio Patriota, o presidente do Ibram, Marcelo Araújo, e ao nosso caro amigo João Candido Portinari, filho de Portinari, que abraçou com entusiasmo essa proposta, incentivando assim a troca cultural entre Itália e Brasil", disseram ainda os organizadores da exposição.   


A mostra ficará aberta entre terças-feiras e sábados, das 10h às 18h (hora local), e uma sessão inaugural será realizada nesta terça-feira (7), entre às 19h e 21h. A Galleria Candido Portinari fica no Palazzo Pamphilj, na Piazza Navona, 10, em Roma. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos