'O dinheiro pode nos fazer escravos', diz o Papa em mensagem

CIDADE DO VATICANO, 7 FEV (ANSA) - O papa Francisco enviou nesta terça-feira, dia 7, uma mensagem para a quaresma deste ano, chamada "A Palavra é um Dom. O Outro é um Dom", e disse que o dinheiro pode "nos fazer escravos" e ser um obstáculo para a paz.   

"No lugar de ser um instrumento ao nosso serviço para fazermos o bem e exercer a solidariedade aos demais, o dinheiro pode nos fazer escravos, a nós e ao mundo inteiro, em uma lógica egoísta que não deixa espaço para o amor e que é um obstáculo à paz", afirmou o Pontífice.   

O texto, dividido em três partes, analisa a parábola do pobre Lázaro, que pede esmolas aos ricos. Segundo o líder católico, a riqueza é o "principal motivo da corrupção e fonte de invejas, brigas e suspeitas".   

"O dinheiro pode chegar a nos dominar", "a avidez faz o rico vaidoso" e "o nível mais baixo dessa degradação moral é a soberba", disse Francisco, que convidou os fieis de todo o mundo a participar das campanhas da Quaresma que muitos organismos eclesiais promovem para que a cultura do encontro cresça cada vez mais.   

"A Quaresma é um tempo propício para abrir a porta a todo necessitado e reconhecer nele ou nela o rosto de Cristo. Cada um de nós o encontra em seu próprio caminho", concluiu o Papa na sua mensagem. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos