Ex-presidente da Câmara da Itália entra na mira da Justiça

ROMA, 14 FEV (ANSA) - O ex-presidente da Câmara dos Deputados da Itália Gianfranco Fini (2008-2013) está sendo investigado pela Guarda de Finanças por lavagem de dinheiro.   

O ex-parlamentar está envolvido no inquérito que levou à prisão, em dezembro passado, do empresário Francesco Corallo, acusado de liderar uma rede de distribuição de jogos ilegais, como videoloterias e máquinas caça-níquel.   

Segundo os investigadores, os lucros clandestinos foram utilizados por Corallo em diversas atividades econômicas, principalmente na compra de imóveis. Além disso, parte desses rendimentos teria sido destinada à família Tulliani, de Elisabetta Tulliani, esposa de Fini.   

A Guarda de Finanças da Itália já sequestrou 5 milhões de euros em bens do clã. O nome do ex-presidente da Câmara surgiu no inquérito após operações contra Sergio e Giancarlo Tulliani, seu sogro e cunhado, respectivamente. Ambos são investigados desde dezembro, quando houve a prisão de Corallo.   

"É apenas uma formalidade, tenho plena confiança no trabalho da magistratura", declarou Fini. Egresso do neofascista Movimento Social Italiano (MSI), o ex-deputado foi um dos aliados mais próximos do ex-premier Silvio Berlusconi e chegou a ser seu vice (2001-2006) e seu ministro de Relações Exteriores (2004-2006).   

Em determinado momento, o líder conservador apontou Fini como seu possível sucessor, mas ambos romperiam a aliança no fim da década passada. O ex-presidente da Câmara também é autor de uma lei que criminaliza a imigração clandestina, impede barcos ilegais de atracarem na Itália e estabelece punições para quem ajudar a entrada no país de deslocados externos sem documentos.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos