Ave símbolo do México corre risco de extinção

CIDADE DO MÉXICO, 15 FEV (ANSA) - O governo mexicano anunciou um plano para proteger a águia real, ave símbolo que aparece na bandeira e no escudo do México, que corre risco de extinção.   

A iniciativa será feita com a colaboração dos ministérios da Defesa Nacional e de Meio Ambiente e Recursos Naturais do México, e tem o objetivo de criar um centro nacional de controle e proteção da espécie, cuja construção custará cerca de US$ 700 mil.   

A estrutura, que ficará localizada no Colégio Militar, terá duas jaulas de 684 metros quadrados para que as aves desta espécie sejam mantidas em cativeiro.   

O anúncio foi realizado pelo secretário de Defesa Nacional, Salvador Cienfuegos, e pelo ministro Rafael Pacchiano, que entregaram duas águias recuperadas nos estados mexicanos de Chihuahua e Vera Cruz. As duas se somam com outras quatro espécies encontradas em 2016.   

A águia real é considerada um "símbolo da liberdade" e as autoridades afirmam que assumiram um "compromisso institucional" para protegê-las. De acordo com especialistas, a ave sobrevoa o país desde 10 milhões de anos atrás.   

Segundo a ONG "Espaços Naturais", "a águia real viu nascer cada um de nossos povos originários". Desde 2013, a entidade conta com um programa para promover a recuperação desta espécie ameaçada de extinção devido a sua captura ilegal.   

"Trabalhamos em conjunto realizando, em paralelo, ações de monitoramento, de conservação, de educação e de difusão para garantir sua conservação ao longo prazo", ressalta a Ong.   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos