Parlamento Europeu aprova acordo comercial com Canadá

ESTRASBURGO, 15 FEV (ANSA) - O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira (15) um acordo comercial com o Canadá por 408 votos a favor, 254 contrários e 33 abstenções.   

O "Comprehensive Economic and Trade Agreement", conhecido como Ceta, agora deve ser aprovado pelos Parlamentos dos 28 Estados-membros da União Europeia.   

"É um bom acordo para os nossos cidadãos, criará novos postos de trabalho e estimulará o crescimento, com benefícios para os nossos empresários e consumidores, levando em consideração as suas preocupações", disse o presidente do Parlamento, Antonio Tajani, logo após a aprovação.   

Para o líder da Casa, o acordo "garantirá que os elevados requisitos sanitários, ambientais e de trabalho europeus sejam respeitados" e que ele criará muitos benefícios "especialmente para as pequenas e médias empresas".   

O acordo, segundo Tajani, eliminará tarifas e barreiras administrativas e garantirá a abertura de mercado para projetos públicos. "A inteira economia real, incluindo os setores de manufatura, investimentos, serviços, e-commerce, agricultura e pesca serão notáveis beneficiados do acordo", ressaltou.   

Como forma de reforçar a parceria, nesta quinta-feira (16), Tajani receberá o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em Estrasburgo.   

Já o ministro da Economia do Canadá, François Philippe Champagne, que acompanhou a votação no plenários afirmou que esse é "um dia histórico" e que o acordo "chegou no momento certo".   

"O mundo esperava uma voz forte da União Europeia e do Canadá e hoje a União Europeia falou forte. Mais comércio quer dizer mais crescimento e mais crescimento quer dizer melhores postos de trabalho nos dois lados do Atlântico. O Ceta não atinge apenas aspectos econômicos, mas impulsiona e compartilha os valores divididos entre UE e Canadá", ressaltou Champagne em uma clara fala contrária ao protecionismo defendido pelo presidente norte-americano Donald Trump.   

Diversos parlamentares destacaram ainda a importância do acordo, mostrando que a Europa "escolheu o mundo de Trudeau em relação ao mundo de Trump", como afirmou a europarlamentar italiana Patrizia Toia.   

- O Ceta: O acordo comercial entre Canadá e União Europeia propõe avanços progressivos em diversas áreas e, segundo o bloco europeu, irá ajudar as empresas europeias a serem mais competitivas em território canadense e vice-versa.   

Entre os principais itens do acordo está a remoção de tarifas, a proteção dos produtos europeus que tem certificação de proveniência para evitar falsificações e facilitar o intercâmbio de profissionais entre as duas nações. A promessa é de abrir novos mercados para os europeus explorarem comercialmente, com a abolição de taxas e de processos burocráticos.   

Além disso, as empresas europeias poderão competir para conseguir contratos públicos em todo o território canadense.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos