Itália homenageia Luccio Dalla no 5º aniversário de sua morte

BOLONHA, 1 MAR (ANSA) - Várias cidades italianas, começaram nesta quarta-feira, dia 1º, a homenagear o famoso cantor Lucio Dalla, que faleceu por causa de um infarto há exatamente cinco anos.   


Por isso, até o próximo sábado, dia 4, quando seria comemorado o aniversário de 74 anos do "cantautor", um dos mais célebres da Itália, serão realizados diversos eventos na cidade natal do artista, Bolonha, no norte do país.   


No entanto, uma das iniciativas mais esperadas para a ocasião acontecerá entre esta quinta-feira (2) e sábado. Trata-se da reabertura ao público da Casa de Lucio Dalla. O projeto foi inaugurado em 2014, dois anos depois do falecimento do artista, ocorrido em 1º de março de 2012, e vem se repetindo esporadicamente desde então.   


Desta vez, o evento, que recebe o nome de "A Casa di Lucio va in città", não se limitará apenas à abertura da residência, mas também será possível realizar um tour por outros lugares que marcaram a vida do cantor e compositor na cidade italiana. O visitante será guiado por jornalistas especializados em música e amigos de Dalla, que contarão sua vida e sua relação com os lugares do roteiro, que inclui as praças Cavour (onde o cantor nasceu) e San Domenico (local que era seu símbolo espiritual). A rota ainda contempla o lugar onde ele viveu com sua mãe, Jole, os restaurantes preferidos de Dalla e, claro, seu estúdio musical, Lo Studiolo, na conhecida rua D'Azeglio, onde o astro gravou seus últimos discos. Além disso, outros eventos também homenagearão o falecido cantor. O Teatro Comunale, por exemplo, tocará as canções mais famosas do músico durante todo esta quarta-feira. Já o antigo colaborador do italiano Tobia Righi realizará uma missa em memória do amigo na Igreja de San Domenico.   


Os estudantes da escola de música que leva o nome de Dalla também homenagearão seu "patrono" com suas composições e os taxistas da companhia Cotabo colocarão uma trilha-sonora apenas do cantor em seus carros durante os próximos dias.   


Lucio Dalla era um dos mais famosos cantores e compositores italianos e tinha mais de 50 anos de carreira quando faleceu, aos 68, vítima de infarto. Sua morte gerou muita comoção em todo o país. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos