Na 'Copa do Mundo' da Igreja, Brasil aposta em Neimar

ROMA, 02 MAR (ANSA) - Começa no próximo sábado (4), em Roma, a 11ª Clericus Cup, espécie de "Copa do Mundo" disputada por seminaristas e padres de colégios católicos ligados a diversos países do planeta.   


O torneio contará pela primeira vez com 18 equipes, incluindo o Colégio Pio Brasileiro, que aposta suas fichas em Neimar. Sim, esse é o nome de uma das "estrelas" do time, Neimar Aloísio Troes, padre de 34 anos que, ao contrário de seu homônimo famoso, atua como meio-campista.   


"Carrego um nome pesado e prestigioso no mundo do futebol.   


Espero ser digno dele. Que deus me abençoe", comentou o sacerdote, às vésperas da estreia na competição. Outro destaque da escola, que fica em Roma e é mantida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é o goleiro Carlos Gomes, de 37 anos, que antes de fazer seus votos vestiu a camisa do Goiás na Série B.   


"Há 20 anos, estava para me transferir para a Itália e jogar no Cagliari. Mas não passei nos exames médicos por causa de uma arritmia", disse o arqueiro. A Clericus Cup é promovida pelo Centro Esportivo Italiano (CSI), com apoio da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e do Conselho Pontifício para a Cultura, ligado à Santa Sé.   


As partidas serão disputadas no Campo Pio XI, a poucos metros do Vaticano, e reunirão 372 jogadores de 66 nacionalidades. As 18 equipes serão divididas em quatro grupos, sendo dois com cinco e dois com quatro. As duas mais bem classificadas em cada chave avançam ao mata-mata, culminando na final de 27 de maio.   


Um dos times, o Chape Cusmano Belga, guiado pelo padre brasileiro Adenis de Oliveira, jogará de verde em homenagem à Chapecoense, vítima de um desastre aéreo que matou 71 pessoas no fim de 2016. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos