Italiano encontra crítica à Igreja em quadro de Da Vinci
ROMA, 3 MAR (ANSA) - Um famoso quadro religioso do gênio italiano Leonardo da Vinci mostra, de maneira muito sutil e até oculta, o perfil de um cachorro acorrentado que, para o pintor, era uma crítica ferrenha ao Papa e à Igreja Católica da época (fim do século e começo 15 do 16). Segundo o especialista italiano Silvano Vinceti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização de Bens Históricos do país, o simbólico detalhe foi encontrado no quadro "A Virgem das Rochas", que atualmente se encontra no Museu do Louvre, em Paris. "Aquele cachorro é o ato de acusação de Leonardo da Vinci contra a corrupção da época", disse Vincenti, que explicou que a conclusão do significado do animal foi tirada dos conceitos do próprio artista no seu "Tratado da Pintura". "Para Leonardo, o cão tem um significado preciso, o de 'não desobedecer', como ele mesmo escreve em um dos seus manuscritos.
A corrente, então, é algo agregado por que representava no ambiente das caças medievais e renascentistas o instrumento que permitia que o senhor feudal evitasse que os cachorros comessem sua presa", afirmou o especialista. Vinceti diz que "para Leonardo, o cão acorrentado é o símbolo do homem que deve obedecer a Deus, aos mandamentos divinos, a Jesus e à vida que Jesus encarnou perfeitamente para expressar o amor cristão". Além disso, o italiano também afirmou que a inesperada descoberta foi realizada por um dos investigadores do Comitê, Roberto Biggi, e explicou como ela foi feita. "Chegamos a esse resultado com um trabalho novo, através do uso misto das tecnologias mais avançadas e dos instrumentos simples: uma lente de aumento especial que nos permitiu reexaminar com atenção cada detalhe da pintura e depois um photoshop avançado, com um software que permite sobreposições, decomposições e recomposições", disse Vinceti. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
A corrente, então, é algo agregado por que representava no ambiente das caças medievais e renascentistas o instrumento que permitia que o senhor feudal evitasse que os cachorros comessem sua presa", afirmou o especialista. Vinceti diz que "para Leonardo, o cão acorrentado é o símbolo do homem que deve obedecer a Deus, aos mandamentos divinos, a Jesus e à vida que Jesus encarnou perfeitamente para expressar o amor cristão". Além disso, o italiano também afirmou que a inesperada descoberta foi realizada por um dos investigadores do Comitê, Roberto Biggi, e explicou como ela foi feita. "Chegamos a esse resultado com um trabalho novo, através do uso misto das tecnologias mais avançadas e dos instrumentos simples: uma lente de aumento especial que nos permitiu reexaminar com atenção cada detalhe da pintura e depois um photoshop avançado, com um software que permite sobreposições, decomposições e recomposições", disse Vinceti. (ANSA)
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