Foguete italiano Vega será lançado na noite desta segunda

ROMA, 6 MAR (ANSA) - Faltam poucas horas para que o Vega, lançador de satélites europeu construído pela companhia aeroespacial italiana Avio, saia da superfície terrestre e libere no espaço o satélite Sentinel-2B, que faz parte do Copernicus, projeto entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Comissão Europeia que tem como objetivo observar a situação das áreas verdes em todo mundo.   

O lançamento acontecerá na base europeia de Kourou, na Guiana Francesa, e é esperado para às 22h49 desta segunda-feira, dia 6.   

Ele acontecerá após uma série de testes, o mais recente realizado com sucesso neste domingo (5). Esta última simulação foi possível graças à colaboração entre os técnicos de Kourou e os que se encontram na Alemanha, no centro de controle da missão da ESA em Darmstadt.   

O Sentinel-2B é "irmão gêmeo" do Sentinel-2A, que também foi lançado pelo Vega em maio de 2015. Juntos, os dois fornecerão imagens de pontos variados do planeta a cada cinco dias. As fotos permitirão monitorar e observar o estado das áreas verdes de diversas partes do globo. As informações não serão úteis apenas para pesquisadores e instituições políticas, mas também para outros setores, como a agricultura. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos