Pela 1ª vez, Macron passa Le Pen em campanha francesa

PARIS, 9 MAR (ANSA) - Há um mês e meio do primeiro turno nas eleições presidenciais da França, o candidato dissidente socialista Emmanuel Macron, do partido Em Movimento!, conseguiu pela primeira vez superar a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, da Frente Nacional (FN), em uma pesquisa de intenção de voto. Na sondagem do Instituto Harris Interactive feito para a "France Televisions", Macron tem 26% das intenções contra 25% de Le Pen no dia 23 de abril. Além disso, a pesquisa também apontou uma maior diferença entre os dois candidatos no segundo turno, com uma vitória mais certa do centrista.   

No dia 7 de maio, Macron receberia cerca de 65% dos votos enquanto Le Pen ficaria apenas com 35%, o menor resultado da ultranacionalista, que teve sua imagem manchada com dois casos que estão atualmente na Justiça.   

A primeira investigação tem relação às publicações de imagens violentas das decapitações de reféns pelo Estado Islâmico no seu Twitter em 2015, na qual a eurodeputada perdeu sua imunidade parlamentar. Já a segunda é pela acusação de que Le Pen teria assinado contratos fictícios de dois funcionários no Parlamento Europeu: sua chefe de Gabinete, Catherine Griest, e o seu segurança particular, Thierry Légier. Na terceira posição no primeiro turno aparece o candidato da direita François Fillon, do partido Os Republicanos, com apenas 20% das intenções de voto. O conservador viu sua campanha perder o impacto no último mês com o caso de escândalo de corrupção envolvendo a sua esposa e seu filho, acusados de ter empregos fictícios. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos