Chanceler italiano envia mensagem a Aloysio Nunes

ROMA, 10 MAR (ANSA) - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Angelino Alfano, enviou uma mensagem de congratulações a seu novo homólogo brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira, que substituiu José Serra no Itamaraty.   

No texto, o chanceler italiano destaca a "amizade e a colaboração" entre os dois países, que são as "bases" de suas relações bilaterais. "A existência de milhões de brasileiros de origem italiana é um aspecto saliente dos laços históricos que unem nossos países", escreve Alfano.   

O ministro também ressalta os "importantes investimentos produtivos" realizados pela Itália no Brasil, o que confirma a "vitalidade desses estreitos vínculos".   

"Acredito ainda que as posições compartilhadas em temas como a defesa dos valores democráticos, o respeito aos direitos humanos, a igualitária distribuição dos recursos e a promoção de políticas energéticas inovadoras nos deve encorajar a procurar convergências e âmbitos de cooperação cada vez mais estreitos", diz a mensagem.   

Alfano conclui a carta demonstrando vontade em encontrar Aloysio em um "futuro próximo" e em trabalhar para reforçar a "colaboração bilateral". Até então senador, o tucano foi nomeado ministro das Relações Exteriores do Brasil após a renúncia de Serra, que alegou problemas de saúde. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos