Yves Saint Laurent ganha museus em Paris e Marrakech

PARIS, 10 MAR (ANSA) - Dois museus dedicados ao estilista francês Yves Saint Laurent, falecido em 2008, abrirão em outubro em Paris, na França, e em Marrakech, no Marrocos. Em comunicado à imprensa, a Fundação Pierre Bergé - Yves Saint Laurent disse que os projetos irão reunir um patrimônio único e a "conservação de 40 anos de criação". Serão mais de cinco mil peças de alta costura, 15 mil acessórios e diversos desenhos e rascunhos de coleções, além de fotos, artigos e documentos que ajudarão a ilustrar o gênio parisiense.   


Ainda segundo a fundação, os museus serão compostos por uma "coleção ímpar no ambiente da alta costura internacional", visto que Saint Laurent foi o único estilista de sua geração a ter arquivado todos os registros de seus trabalhos.   


Em Paris, o museu será inaugurado no dia 3 de outubro, no histórico palácio da Avenida Marceau, onde Yves Saint Laurent desenhou suas criações por cerca de 30 anos e onde hoje se localiza a sede de sua fundação.   


Já na cidade de Marrakech, onde Saint Laurent viveu desde 1966, o museu será inaugurado no dia 16 de outubro. A estrutura, de quatro mil metros quadrados, ficará no Jardim Majorelle, que o estilista criou nos anos 80 junto de seu sócio e companheiro Pierre Berge. O local se tornou símbolo da cidade marroquina, e é frequentado por mais de 700 mil pessoas todos os anos. A construção do museu no Marrocos foi realizada pelos arquitetos franceses do "Sudio KO", que também já assinaram diversos projetos na Europa e nos Estados Unidos. O espaço inclui uma sala de exposição permanente da obra de Saint Laurent, outra dedicada a mostras temporárias, além de uma biblioteca e um café-restaurante. Yves Saint Laurent nasceu em 1 de agosto de 1936 e morreu em junho de 2008. Sua marca ganhou fama mundial entre os anos 60 e 70, com o ponto alto de sua criatividade o lançamento do smoking feminino. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos