Após acidente em Malta, confira 15 'arcos' para proteger

PANTELÁRIA, 13 MAR - POR IDA BIN (ANSA) - Considerada um importante cartão-postal de Malta, a formação rochosa Tieqa tad-Dwejra, conhecida como "Janela azul", ruiu na quarta-feira passada (8), após ser atingida por ondas provocadas por uma tempestade. O arco de pedra, localizado na Ilha de Gozo, faz parte do segundo maior arquipélago do mar Mediterrâneo e atraiu anualmente milhares de turistas. Mas, em todo o mundo todo, existem diversos outros arcos rochosos naturais, que são verdadeiras obras de arte em litorais, desertos, montes e rios. Veja os mais belos para serem explorados e protegidos.   


1)Arco Delicado: Com sua elegante forma, o Arco Delicado domina um imponente anfiteatro rochoso dentro do Parque Nacional dos Arcos, no estado norte-americano de Utah, na fronteira do Rio Colorado. 2)Arco natural de Capo Palinuro : Ao longo da costa de Cliento, na Itália, há o arco natural de Capo Palinuto, visível tanto do mar quanto da terra. Em torno dele, existem cavernas marinhas e zonas espetaculares. A beleza da costa inspirou o poeta Virgilio, que afogou seu heroi Enea neste mesmo trecho de litoral.   


3)Cabo San Lucas: Ao longo da costa mexicana no Oceano Pacífico, ao sul da pequena penísula de Baja California, é possível ver esse arco no penhasco do Cabo San Lucas, que pode ser alcançado apenas pelo mar e é envolvido por rochas eriçadas. Não longe dali, fica a Praia do Amor, frequentada pelos profundos solos oceânicos que escondem um imenso canyon submerso.   


4)Pont d'Arc: No departamento de Ardèche, no sul da França, há um arco que se localiza aos 54 metros do Rio Ardèche. O arco é também chamado de "a porta de entrada dos desfiladeiros de Ardèche", que formam um canyon de 30 quilômetros no planalto calcário francês.   


5)Arcos Kleftikos: O arquipélago grego de Milos, na Grécia, hospeda uma praia belíssima, com pilhas de rochas brancas em meio a um mar de azul carabenho. É lá que fica praia de Kleftiko, por onde só é possível chegar de barco, e a qual esconde cavernas e desfiladeiros rochosos entre seus arcos de pedra branca. 6)Arco do Elefante: É o símbolo de Pantelleria, na Itália, uma gigantesca escultura natural, cuja forma se assemelha a de um elefante com a tromba imersa na água. As rochas são lisas e atraem muitos banhistas, que ficam deitados ao sol. Os arcos sugem sobre a costa oriental da ilha siciliana, no Mediterrâneo.   


7)Praia de Águas Santas: Em Galícia, no norte da Espanha, há a praia das Catedrais ou das Águas Santas, situada na cidadezinha de Ribadeo, e é marcada por um arco natural que pode ser atravessado quando a maré está baixa. Eles se assemelham aos arcos rampantes das catedrais góticas.   


8)Penhasco de Amont: O branquíssimo penhasco de Falaise d'Amont, com vista para a baía de Manica é um dos símbolos da região francesa da Normandia, onde ocorreu o célebre e histórico desembarque dos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. É possível chegar lá percorrendo um caminho íngrime da aldeia de Étrat que presenteia os turistas com panoramas espetaculares, os mesmos que podem ser encontrados nos quadros de artistas famosos do impressionismo francês.   


9)A Pedra de Raouché: Ao largo da costa libanesa de Raouché, na ponta ocidental de Beirute, surge o arco natural de Raouché, caracterizado por duas grandes formações rochosas gigantescas, que atraem turistas e curiosos. Éum destino muito popular entre os habitantes da capital, que gostam de admirar o pôr-do-sol.   


10)Prav?ická brána : É uma das portas naturais da República Checa. Tem mais de 26 metros de altura. É o maior arco natural da Europa e um dos monumentos mais sugestivos do país. Diversos filmes de fantasia foram gravados no local, como "As Crônicas de Nárnia", por exemplo.   


11)Ponte Verde: A Ponte Verde do País de Gales é um arco natural convidativo, que surge dentro do Parque Nacional da Costa de Pembrokeshire. Para chegar lá, prepare-se para uma longa trilha.   


12)La Portada: É um monumento natural, protegido pelo governo do Chile. Fica há 18 quilômetros do norte da cidade de Antofagasta.   


Ao longo da estrada que conduz ao local, há lugares de restauração, lojas e um museu.   


13)Es Pontàs: O arco natural de Es Pontàs se localiza no sudeste de Mallorca, na Espanha. O local presenteia turistas com vistas deslumbrantes e um belíssimo pôr-do-sol.   


14)Baía de Kingsgate: No condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, pode-se admirar o arco natural do branquíssimo penhasco di Kingsgate, que surge na baía arenosa.   


15)Arco de Mongerbino: Reconhecido como patrimônio ambiental, a ponte natural que fica no oasis de Bagheria, em Palermo, na Itália, é conhecido também como arco azul de Mongerbino, ou dos beijos, devido às rochas parecerem se tocar, formando um romântico beijo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos