Parlamento dá aval definitivo para governo iniciar 'Brexit'

LONDRES, 13 MAR (ANSA) - A Câmara dos Lordes aprovou nesta segunda-feira (13), de maneira definitiva, a lei que autoriza a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, a iniciar os procedimentos para a saída do país da União Europeia.   

Por volta de 19h30, a Câmara dos Comuns havia aprovado o texto pela segunda vez, derrubando duas modificações feitas pelos lordes no início do mês. A primeira delas obrigava o governo a garantir os direitos adquiridos pelos 3,3 milhões de cidadãos comunitários que vivem em solo britânico.   

A outra emenda previa uma "votação significativa" do Parlamento para ratificar as negociações entre Londres e Bruxelas para a chamada "Brexit", o que poderia atrasar o rompimento. Como o projeto foi alterado, teve de ser apreciado novamente pela Câmara dos Lordes, que desta vez renunciou às emendas.   

Com o aval definitivo, May poderá ativar, a partir desta terça-feira (14), o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que regulamenta a saída de países da União Europeia. A partir daí, Londres começará a negociar com Bruxelas os termos do rompimento, em tratativas que podem durar cerca de dois anos.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos