Polônia convoca Tusk a depor sobre morte de ex-presidente

VARSÓVIA, 13 MAR (ANSA) - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, reeleito há apenas cinco dias, foi convocado pela Justiça da Polônia a prestar depoimento sobre o acidente aéreo que matou o presidente Lech Kaczynski em 2010. De acordo com um porta-voz da magistratura polonesa, Michal Dziekansi, o depoimento foi agendado para a próxima quarta-feira (15), em Varsóvia, após o líder do partido nacional-populista atualmente no governo da Polônia, Jaroslaw Kaczynski, acusar Tusk pela morte do irmão gêmeo. Segundo o político, Tusk, que é ex-premier da Polônia (2007-2014), foi negligente com a segurança do então presidente e deixou para a Rússia o encargo da investigação.   

A assessoria de Tusk informou, porém, que ele não poderá comparecer ao depoimento, pois estará em sessão do Conselho Europeu em Estrasburgo.   

"Tusk foi convocado como testemunha e irá prestar depoimento na qualidade de testemunha", disse à ANSA o porta-voz do presidente do Conselho Europeu, Preben Aammann. "Mas, como ele estará em Estrasburgo em 15 de março, não será possível ir à Polônia naquele dia". Tusk foi reeleito para um mandato de dois anos e meio como presidente do Conselho Europeu no último dia 9 de março. Ele recebeu 27 votos a favor e somente um contrário, o da Polônia, atualmente governado pela premier Beata Szydlo, adversária política de Tusk. O país chegou a ameaçar Tusk com uma batalha legal caso fosse reeleito. Lech Kaczynski foi presidente da Polônia de abril de 2005 até abril de 2010, quando morreu em um acidente aéreo. A aeronave, que levava outras 96 pessoas, inclusive a primeira-dama Maria, caiu ao tentar pousar em um aeroporto na cidade russa de Smolensk. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos