Trump afirma que 'Obamacare' está caindo aos pedaços

WASHINGTON, 13 MAR (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (13) que seu governo está fazendo "grandes progressos com o programa de saúde".   

Em sua página no Twitter, o republicano afirmou que o "ObamaCare está desmoronando e só vai piorar. Republicanos unidos para fazer este trabalho", escreveu ele.   

Ontem (12), o vice-presidente, Mike Pence, ressaltou que à substituição do Obamacare será concluída em breve. Na última semana, após 27 horas de debate, os deputados e senadores norte-americanos aprovaram o projeto de lei que substitui a reforma da saúde feita pelo ex-presidente Barack Obama para o projeto chamado pela imprensa norte-americana de "Trumpcare".   

O programa, apresentado por integrantes do Partido Republicano, foi uma das principais bandeiras da campanha do magnata.   

Atualmente, o plano Obamacare obriga a todos os norte-americanos a terem seguro de saúde. Todos aqueles que não têm, pagam uma multa.   

Já a proposta do "Trumpcare", acaba com essa obrigatoriedade removendo as sanções fiscais a cidadãos que decidem não pagar por planos de saúde, e retira a obrigação de empresas de os oferecerem a seus empregados, além de eliminar, até 2020, a tarefa governamental de oferecer créditos fiscais para auxiliar nos pagamentos dos seguros de saúde.   

Além disso, a ideia do projeto é alterar a distribuição de subsídios a pessoas de média renda, limitar o financiamento do programa de saúde para famílias de baixa renda, e ampliar os limites das poupanças de saúde. Sem contar, que o "Trumpcare" permitirá que seguros cobrem valores mais altos de beneficiários mais velhos.   

Na última quinta-feira (9), o projeto foi aprovado pela Comissão de Arrecadação e pela de Energia e Comércio. A expectativa dos republicanos é que a reforma seja aceita pelo Congresso em abril. No entanto, ao menos nove senadores do partido são contras a nova medida, o que pode ser suficiente para barrar, ou ao menos mudar, o projeto. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos