Cinecittà completa 80 anos e ganha mostra na Argentina

PINAMAR, 15 MAR (ANSA) - Produções incríveis, cenas inesquecíveis e romances tempestuosos criados no famoso estúdio Cinecittà, em Roma, retornam aos cartazes no 13º Encontro Cinematográfico Argentino-Europeu, que acontece até 18 de março, na cidade de Pinamar, na Argentina.   


Com a exibição dos cartazes de 28 filmes, a mostra "Made in Cinecittà" é um tributo à "Fábrica de sonhos" para celebrar os 80 anos de existência do maior estúdio cinematográfico da Europa. O Cinecittà foi inaugurado em abril de 1937 pelo fascista Benito Mussolini. Os nove estúdios foram criados para a gravação de propagandas, e inspirados nos modelos existentes na Alemanha na época do nazismo.   


No entanto, havia uma esperança de que os filmes italianos pudessem competir com as produções de Hollywood. A exposição, exibida no Hotel El Bosque, também é uma viagem através da história italiana.   


Passando por grandes produções, a mostra relembra sucessos históricos como "Cleópatra" (1963), "Quo Vadis" (1951), "Ben Hur" (1959), "O Poderoso Chefão" (1972), entre outros, inclusive obras estreladas por Marcello Mastroianni, Elizabeth Taylor e Anita Ekberg.   


"Estes cartazes recordam o profundo amor pelos filmes, sobretudo, de uma época em que ir ao cinema em cidades pequenas era uma festa", afirmou Fredy de La Torre, responsável pela mostra.   


Ainda em celebração ao aniversário do estúdio italiano, o próprio Cinecittà, em Roma, também fará uma mostra a partir do dia 25 de março. "Peças do Oscar - As esculturas do cinema", acontecerá no parque de diversões de Castel Romano, que fica dentro do set.   


A mostra trará as maiores estátuas, obras de arte e peças únicas utilizadas em filmagens feitas no Cinecittà. As mais de 300 esculturas serão dispostas em dois andares.   


Os filmes produzidos entre os 80 anos do estúdio italiano receberam 90 indicações e ganharam 47 prêmios Oscar. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos