Justiça bloqueia nova regra sobre imigrantes de Trump (2)

WASHINGTON, 16 MAR (ANSA) - O juiz federal Derrick Watson, de um tribunal do Havaí, bloqueou nesta quarta-feira (15) a nova medida contra a entrada de imigrantes do presidente norte-americano Donald Trump.   

Segundo Watson, o texto da nova lei é discriminatório com base apenas na nacionalidade dos imigrantes. Para ele, o direito de cidadãos do estado de receberem amigos e parentes dos países afetados pela medida é diretamente atingido pela nova ordem.   

Além disso, o Havaí teme que o setor turístico seja duramente afetado e que a nova lei coloque medidas na possibilidade de acolher estudantes e trabalhadores dos países considerados "inimigos".   

A "segunda versão" da polêmica proibição anunciada em janeiro entraria em vigor nas próximas horas. No dia 27 daquele mês, Trump proibiu a entrada de imigrantes de sete países, de maioria muçulmana, e vetou por 120 dias o acolhimento de refugiados de qualquer país do mundo.   

As nações afetadas eram Iraque, Irã, Iêmen, Síria, Líbia, Somália e Sudão - sendo que alguns desses países são considerados "chaves" no combate ao terrorismo de matriz islâmica.   

A medida causou uma série de protestos em aeroportos e nas maiores cidades norte-americanas. Uma série de ações judiciais fez com que a ordem executiva fosse suspensa e, em fevereiro, a Corte de Apelação de São Francisco negou a retomada da lei.   

Apesar de anunciar que iria recorrer, o governo do magnata optou por uma nova estratégia e "refez" a ordem executiva, que seria anunciada ainda nesta semana.   

Além do Havaí, há ações tramitando em 12 estados, incluindo Maryland e Washington, também com o objetivo de impedir que a ordem entre em vigor. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos