Grupo basco ETA anuncia intenção de entregar as armas

MADRI, 17 MAR (ANSA) - O grupo separatista basco ETA, que renunciara à violência em 2011, anunciou nesta sexta-feira (17) sua intenção de entregar as armas de seu arsenal incondicionalmente até o próximo dia 8 de abril.   

A notícia partiu de uma entrevista ao jornal francês "Le Monde" de um ativista basco no país, Jean-Noel Etcheverry, detido no último dia 16 de dezembro, em Paris, enquanto transportava armamentos supostamente pertencentes ao ETA.   

Ao diário, ele disse ser o "intermediário" encarregado pelo grupo de preparar a entrega das armas. "Na tarde de 8 de abril, o ETA será definitivamente desarmado", acrescentou o militante basco, "convidando" as polícias francesa e espanhola a não colocarem obstáculos.   

Espera-se que um anúncio formal da organização seja feito em breve. As autoridades dos dois países acreditam que o arsenal do ETA, algo entre 200 e 250 armas, estaria em diversos esconderijos situados em zonas montanhosas, sobretudo na França, que serão indicados às forças de segurança por "intermediários civis".   

"O ETA decidiu se desarmar unilateralmente. Que o faça e que se dissolva", afirmou a aliados o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, que exige o fim do grupo separatista. Os mais de 40 anos de luta do ETA contra o Estado espanhol custaram as vidas de 829 pessoas, mas a violência foi interrompida em 2011, o que permitiu a retomada econômica do País Basco.   

A organização ainda tentou negociar para obter benefícios para os cerca de 350 militantes presos na França e na Espanha em troca do desarmamento, porém não conseguiu. O abandono das armas chega no momento de maior fragilidade do ETA, com grupos nacionalistas querendo virar essa página da história o mais rápido possível. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos