Ex-presidente do Chile deve confirmar candidatura hoje

SÃO PAULO, 21 MAR (ANSA) - O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera (2010-2014) deve ser proclamado nesta terça-feira (21) como candidato à sucessão da atual mandatária do país, Michelle Bachelet.   

Segundo dirigentes da coalizão conservadora Chile Vamos, o anúncio deve ocorrer por volta de 19h30 (horário de Brasília), no parque Quinta Normal, em Santiago. Tido como um dos homens mais ricos do país, Piñera foi presidente justamente após o primeiro mandato de Bachelet e agora lidera as pesquisas para as eleições de 19 de novembro.   

O empresário já está em campanha extraoficial há cerca de um ano, tentando se aproveitar dos baixos índices de aprovação da mandatária chilena. Em seu primeiro discurso como candidato, ele deve aceitar participar das primárias da centro-direita, algo que é tratado no país como uma mera formalidade.   

A votação ocorrerá no próximo dia 2 de julho, quando Piñera deve enfrentar o senador Manuel José Ossandón e o deputado Felipe Kast. Em que pese a distância para a eleição presidencial, o conservador aparece com 29% das intenções de voto espontâneas em uma pesquisa divulgada em 6 de março.   

Na segunda posição, com 25%, está o senador Alejandro Guillier, que disputará as primárias da coalizão de centro-esquerda Nova Maioria, a mesma de Bachelet. O também ex-presidente Ricardo Lagos (2000-2006) surge em uma distante terceira posição, com 4%. Contudo, Piñera enfrenta uma ação judicial por um suposto uso de informação privilegiada na compra de uma empresa de pesca peruana durante o litígio marítimo entre os dois países na Corte Internacional de Haia. Para prevalecer nas urnas, ele pretende vender uma imagem de eficiência e se contrapor às dificuldades econômicas e políticas vividas por Bachelet. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos