Morre McGuinness,líder histório do IRA e da Irlanda do Norte

ROMA, 21 MAR (ANSA) - Ex-vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte e ex-comandante do grupo IRA, Martin McGuinness morreu aos 66 anos de idade, nesta terça-feira (21), por complicações de saúde. Ele sofria de amiloidose, uma doença degenerativa que afetou seu coração, informaram fontes locais. "É com profundo pesar e tristeza que soubemos da morte de nosso amigo e companheiro Martin McGuinness, que faleceu nesta madrugada, em Derry, na Irlanda do Norte. Você será lembrado por todos que te conheceram", disse um comunicado do partido republicano Sinn Féin.   

McGuinness foi um líder histórico na Irlanda do Nrote e conseguiu levar o Exército Republicano Irlandês (IRA) ao desarmamento, colocando fim à violência política no país e iniciando um processo de paz, o qual culminou com a formação de um governo de poder compartilhado em 1998.   

O IRA combateu a presença britânica na Irlanda do Norte por mais de 30 anos e realizou uma série de atentados terroristas durante sua luta armada. Apesar de McGuinness ter liderado o grupo, ele incentivou o processo de paz e se tornou vice-premier do país em 2007. Estava afastado das funções públicas desde janeiro devido aos problemas de saúde. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos