Trump bane itens eletrônicos de voos de países do Ori. Médio

WASHINGTON, 21 MAR (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou hoje (21) que equipamentos eletrônicos como notebooks, câmeras fotográficas e tablets sejam proibidos em voos provenientes de 10 aeroportos, principalmente da África e do Oriente Médio. De acordo com o governo do republicano, serão banidos das bagagens de mão todos os itens com dimensões maiores que um celular em voos provenientes da Arábia Saudita, Jordânia, Catar, Egito, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Marrocos.   

As restrições às bagagens recairão sobre os aeroportos de Amã, Cairo, Kuwait City, Doha, Dubai, Istambul, Abu Dhabi, Casablanca, Riade e Jeddah. Os aeroportos são servidos por nove companhias aéreas com voos direitos aos Estados Unidos, como Royal Jordanian Airlines, Egypt Air, Turkish Airlines, Saudi Arabian Airlines, Kuwait Airways, Royal Air Maroc, Qatar Airways, Emirates and Etihad Airways.   

As empresas têm até a próxima sexta-feira (24) para adotar as medidas. Nenhuma companhia norte-americana será afetada, pois não existem empresas dos EUA que operam com voos diretos ao país natal destes aeroportos. A medida endurece ainda mais as possibilidades de viagens de países de maioria muçulmana e vem após a lista que proíbe turistas de seis nações de entrarem nos EUA.   

Mas o gabinete de Trump garante que as duas medidas são estão relacionadas e não se tratam de preconceito contra muçulmanos, apesar de todas as críticas de líderes islâmicos e de organizações de defesa dos direitos humanos. A justificativa do governo Trump é o combate ao terrorismo. De acordo com o Departamento de Segurança dos EUA, terroristas e extremistas têm adotado "métodos inovadores" para derrubar aviões e realizar atentados. O temor é que bombas sejam escondidas dentro dos equipamentos eletrônicos. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos