Eurocética, prefeita de Roma estuda discursar a líderes da UE

ROMA, 24 MAR (ANSA) - A prefeita de Roma, Virginia Raggi, estuda a possibilidade de fazer um discurso na manhã deste sábado (25) para os líderes dos 27 países da União Europeia - à exceção do Reino Unido -, que já estão na capital italiana para celebrar os 60 anos do nascimento do bloco.   

A princípio, está previsto que a chefe municipal dê apenas uma rápida mensagem de boas-vindas, mas fontes de seu partido, o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), dizem que Raggi pode aproveitar os holofotes internacionais para fazer um pronunciamento crítico à UE.   

Maior força de oposição na Itália, o M5S tem como uma de suas principais propostas a realização de um plebiscito para tirar o país da zona do euro, embora o partido não seja contra a existência do bloco europeu.   

Neste sábado, a prefeita de Roma ficará frente a frente com os principais líderes da UE, como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o presidente da França, François Hollande, e o primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, e desafiá-los seria uma forma de cativar seu eleitorado, descontente por conta dos diversos escândalos envolvendo o governo municipal.   

Raggi foi eleita em junho passado com uma plataforma de transparência e combate à corrupção, mas ao longo dos meses diversos assessores foram caindo devido a denúncias de irregularidades, incluindo alguns de seus aliados mais próximos.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos