Topo

Arquiteto italiano fará universidade sem muros em Nova York

28/03/2017 15h37

NOVA YORK, 28 MAR (ANSA) - Considerado um dos melhores arquitetos do mundo, o italiano Renzo Piano, será responsável pela construção do novo campus da Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos.   


Definido como um projeto ousado, a obra, que tem como objetivo ser a universidade do século 21, vai explorar a capacidade do italiano de criar uma ligação entre o campus e a rua, já que a ideia é fazer uma estrutura sem muros.   


"A construção de um campus a partir do nada não é uma tarefa simples. No caso da Columbia, optamos por juntar todas as instalações para que os professores e alunos de diferentes faculdades possam conviver e aprender uns com os outros", afirmou Piano à ANSA.   


A construção ocupa uma área de quase 10 quadras do bairro de Manhattanville, em Manhattan, e deve ser concluída em 2030. Até o momento, dois prédios já foram finalizados e serão abertos ao público ainda este ano.   


O arquiteto ainda enfatizou que se sente feliz por ter feito os dois edifícios porque refletem uma mudança na sociedade e que na fase de planejamento foram levantadas duas questões: como deve parecer uma universidade do século 21 e como relacionar uma universidade urbana com a cidade que a acolhe.   


"O objetivo final de um campus é dar vida a um espaço comum onde as pessoas se reúnem e compartilhem diferentes abordagens para a vida", finalizou. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.