Escócia formaliza pedido por novo plebiscito separatista

LONDRES, 30 MAR (ANSA) - No dia seguinte ao início do processo para a saída do Reino Unido da União Europeia, a primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, formalizou nesta quinta-feira (30) o pedido para um novo plebiscito separatista.   

Sturgeon fez a solicitação por meio de uma carta enviada à premier britânica, Theresa May, que é contra a convocação de uma nova consulta popular. Na última terça (28), o Parlamento da Escócia havia autorizado sua primeira-ministra a negociar com o Reino Unido os termos para um segundo plebiscito.   

O primeiro, realizado em setembro de 2014, terminou com um placar de 55,3% a 44,7% a favor dos unionistas. Contudo, a aprovação do chamado "Brexit", em um referendo em julho passado, reacendeu os ânimos independentistas no território, que votou em peso (62% a 38%) pela permanência na UE.   

O objetivo de Sturgeon é realizar a votação dentro de dois anos, antes que o percurso para o rompimento entre Londres e Bruxelas seja concluído. Por sua vez, May já disse que não abrirá negociações sobre o assunto por não considerar esse o "momento certo".   

Em seu discurso no Parlamento após ter notificado a União Europeia sobre o "Brexit", a primeira-ministra britânica prometeu manter o país unido durante o divórcio com o bloco.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos