Topo

Meditação da 'Via Crucis' será escrita por professora

31/03/2017 19h08

CIDADE DO VATICANO, 31 MAR (ANSA) - Pela primeira vez no Pontificado do papa Francisco, os textos de meditação durante as estações da Via Crucis no Coliseu serão escritos por uma mulher, informou o Vaticano nesta sexta-feira (31).   

A tradicional caminhada que ocorre na "Sexta-Feira Santa" para os católicos, que neste dia cai em 14 de abril, terá as reflexões da professora francesa Anne-Marie Pelletier. Além de ser uma estudiosa da Bíblia, a francesa é estudiosa em linguística e literatura comparada e venceu o Prêmio Ratzinger em 2014.   

Com isso, Pelletier será a quarta mulher na história a preparar as meditações da Via Crucis. Antes dela, em 2011, a madre Maria Rita Piccione, presidente da Fundação das Monjas Agostinianas, preparou os textos durante o Papado de Bento XVI.   

As outras duas mulheres envolvidas na produção o fizeram durante o Pontificado de João Paulo II. Em 1993, as meditações foram escritas pela madre Anna Maria Canopi, abadessa da Abadia Beneditina 'Mater Ecclesiae', e em 1995, a responsável pelo documento foi a freira Minke de Vries, monja da comunidade protestante de Grandchamp, na Suécia.   

As quatro últimas meditações haviam sido escritas por homens. Em 2013, o texto foi escrito por jovens libaneses sob a orientação do cardeal e patriarca maronita Bechara Boutros Rai, em 2014, elas foram escritas pelo monsenhor Giancarlo Maria Bregantini, arcebispo de Campobasso-Boiano, na Itália, em 2015, o autor foi o monsenhor Renato Corti, bispo emérito de Novara (que depois virou cardeal no consistório de 19 de novembro de 2016) e, no ano passado, as meditações foram escritas pelo cardeal Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia-Città della Pieve. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.