ANSA lança livro sobre trem bala entre Turim e Lyon

TURIM, 03 ABR (ANSA) - A agência ANSA lançou nesta segunda-feira (3) um livro sobre os primeiros 26 anos do projeto para a construção de uma linha ferroviária de alta velocidade entre Turim, no norte da Itália, e Lyon, no centro-leste da França.   

Fruto de uma parceria com a empreiteira Telt, encarregada da obra, o volume se divide em sete capítulos e é recheado de fotos, textos da agência publicados entre 1990 e 2016 e reproduções de primeiras páginas de jornais.   

Realizado em Turim, o lançamento contou com a presença do ministro dos Transportes da Itália, Graziano Delrio. "A Turim-Lyon é uma realidade e uma obra atrás da qual não há apenas uma visão de velocidade, mas de qualidade. Fará bem à economia, à logística, às pessoas, em suma, à Itália", disse o ministro.   

Segundo ele, o objetivo é levar o país ao patamar da Suíça, onde de 70% a 80% das mercadorias são transportadas sobre trilhos.   

"As 120 páginas do livro percorrem a evolução de um projeto maturado em 20 anos de avaliações, estudos e obras preliminares, que estão para se traduzir em canteiros", afirmou Luigi Contu, diretor da ANSA.   

A linha de alta velocidade entre Turim e Lyon será custeada pelos governos de Itália e França, mas enfrenta resistência de alguns grupos e partidos, como o antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), ao qual pertence a prefeita da capital do Piemonte, Chiara Appendino. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos