Topo

Saiba como participar das audiências do papa Francisco

Alberto Pizzoli/AFP
Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

Em São Paulo

04/04/2017 20h05

Durante viagens a Roma, é normal que turistas de todas as partes do mundo passem pelo Vaticano e conheçam seus famosos museus e a Basílica e a praça de São Pedro. Além disso, quem quiser ver o papa de perto também pode participar dos seus eventos semanais, como o Angelus ou a audiência geral.

Mas como presenciar essas audiências? Todos podem entrar? É necessário comprar algum tipo de ingresso ou fazer reserva? É muito comum que dúvidas como essas surjam na cabeça dos visitantes, que querem estar o mais preparados possível.   

Contudo, não é preciso se preocupar; estar perto do Pontífice não é difícil e nem caro.   

Todas as manhãs de domingo, Francisco aparece na janela do apartamento papal e discursa aos fieis que estão na praça de São Pedro no tradicional Angelus. O evento é livre para qualquer público, gratuito e não precisa de nenhum ingresso. Para escutar o líder da Igreja Católica basta estar na famosa praça do Vaticano.

Já a audiência geral do papa, que acontece por volta das 10h30 da manhã de todas as quartas-feiras, é um pouco diferente por se tratar de um evento no qual o papa costuma a passar pela multidão em seu papamóvel, tirando fotos com os presentes, conversando com eles, dando bênçãos às crianças pequenas e até recebendo presentes.

Por isso, para garantir a segurança de Francisco, é preciso que o turista faça uma reserva com antecedência. Assim, é preciso preencher um formulário com a data da audiência geral em que se deseja comparecer, o número de ingressos que são necessários, o nome das pessoas que receberão os bilhetes, o endereço dos visitantes e os seus números de telefone e de fax.

Todas essas informações podem ser enviadas à Santa Sé por meio de carta ou de fax. No primeiro caso, o destinatário deverá ser Prefeitura da Casa Pontifícia, 00120, Cidade do Vaticano (Preffetura della Casa Pontificia, 00120, Città del Vaticano). Já no segundo, o número do fax é +39 06.69885863. Em pouco tempo, a prefeitura vaticana mandará uma resposta para todos os que residirem fora de Roma também através do correio ou por fax.   

Recebendo uma resposta positiva, o visitante poderá retirar seus ingressos, totalmente gratuitos, no escritório da municipalidade, que se encontra no átrio da Aula Paolo VI, das 15h às 19h (no horário local) do dia anterior à audiência ou das 7h às 10h do dia do evento. Independente de onde for realizada a audiência, seja na Praça São Pedro ou na Sala de Audiências Paolo VI, para entrar o visitante deverá apresentar seu ingresso e passar por um controle de segurança, com detectores de metal e revista de mochilas e bolsas.   

Além disso, quando o evento for realizado em espaço fechado, é recomendado que os turistas cheguem com antecedência ao local, cerca de 2h30 antes, para conseguir se sentar em uma das 6 mil cadeiras disponíveis. Idosos, pessoas com deficiências e casais que formalizaram o matrimônio há menos de dois meses têm preferência e serão acomodados mais próximos do papa.

Outra recomendação da Santa Sé para participar das audiências é se vestir de maneira respeitosa. Para os homens, é recomendado que não sejam usados shorts e bermudas. Já para as mulheres, é preferível que as vestes sejam mais fechadas, sem decotes e fendas muito grandes e com saias que batam na altura do joelho ou calças. Se as roupas não estiverem apropriadas como pedido pelo Vaticano, os visitantes poderão ser retirados do espaço.   

Para mais informações sobre o Angelus e sobre as audiências gerais basta ligar para o telefone da Prefeitura da Casa Pontifícia, o +39 06.69883114, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 13h30 do horário local.