Bolzano inicia obra para 'contextualizar' painel de Mussolini

BOLZANO, 05 ABR (ANSA) - A cidade de Bolzano, no extremo norte da Itália, iniciou nesta quarta-feira (5) os trabalhos para "contextualizar" um painel em baixo-relevo do ex-ditador fascista Benito Mussolini (1883-1945).   

Instalada na fachada do Palácio dos Escritórios Financeiros, edifício que pertence à Prefeitura, a obra de mármore tem 36 metros de comprimento, 5,5 de altura e 50 centímetros de profundidade e retrata o "Duce" montado em um cavalo, como um imperador romano.   

O painel também exalta diversas etapas do fascismo, desde batalhas na Primeira Guerra Mundial até a Marcha sobre Roma, ocorrida em outubro de 1922, quando milhares de manifestantes forçaram o rei Vittorio Emanuele III a entregar o governo do então Reino da Itália para Mussolini.   

Entre as patas do cavalo do ex-ditador, estão escritas as palavras "acreditar, obedecer e combater". Desde o fim da Segunda Guerra, houve diversas tentativas de destruir o painel ou levá-lo a um museu, mas nenhuma delas prosperou.   

A ideia de "contextualizar" a obra foi proposta pela Prefeitura de Bolzano, que realizou um concurso público para escolher os artistas responsáveis pelo projeto. Vencedores da competição, Arnold Holzknecht e Michele Bernardi incluirão no painel a frase "Ninguém tem o direito de obedecer", da filósofa alemã de origem judaica Hannah Arendt (1906-1975), ex-prisioneira de um campo de concentração nazista.   

Além disso, uma instalação projetada pelo arquiteto Luca Marchesoni ilustrará o contexto histórico do baixo-relevo. O custo das intervenções é estimado em 130 mil euros, e o fim dos trabalhos está previsto para o segundo semestre de 2017.   

"É um passo importante que contribui para uma reflexão sobre a história comum e ajuda a enfrentar melhor o amanhã. A contextualização servirá de memória e consciência de um triste período histórico e de alerta para as gerações futuras", disse o presidente da província autônoma de Bolzano, Arno Kompatscher.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos