Cristina Kirchner é alvo de nova acusação na Argentina

SÃO PAULO, 5 ABR (ANSA) - A Justiça argentina processou novamente nesta terça-feira (4) a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner por associação ilícita e lavagem de dinheiro cometida supostamente através de uma empresa da família.   

De acordo com o Centro de Informação Judicial (CIJ), o juiz Claudio Bonadio, encarregado do caso, ainda ordenou o embargo de 130 milhões de pesos argentinos e proibiu a saída do país de todos os processados, entre eles, Kirchner, seus filhos, Máximo e Florencia, e dois empresários.   

Segundo o processo, a ex-chefe de Estado argentina, de 64 anos, foi acusada de ser responsável por lavagem de ativos e associação ilícita, além de negociações incompatíveis com seu cargo. Seus filhos também foram processados por fazer parte do escândalo.   

Bonadio considera todos penalmente responsáveis pelos crimes de formação de quadrilha como qualidade de organizadores. Além disso, a sobrinha de Cristina, Romina Mercado, que desde 2015 é presidente da imobiliária Los Sauces.   

A causa que investiga a Los Sauces - propriedade da família Kirchner - teve início em abril de 2016 por conta de uma denúncia apresentada pela deputada de centro-esquerda Margarita Stolbizer contra Cristina e seus filhos, na qual os acusava de falsificação de documentos públicos, suborno e lavagem de dinheiro em supostas transações ilícitas com os empresários Cristóbal López e Lázaro Báez, também processados hoje.   

Desde então, a argentina tem enfrentado diversos casos na justiça. No início de fevereiro, seus filhos foram intimados para esclarecer uma suposta lavagem de dinheiro e pagamento de propina. Na ocasião, a ex-presidente denunciou "uma descomunal campanha de perseguição midiática-judicial" contra ela e sua família.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos