Grupo ETA confirma que entregará armas no sábado

ROMA, 06 ABR (ANSA) - O grupo separatista basco ETA entregará no próximo sábado (8) todas as suas armas e explosivos a representantes da sociedade civil de Espanha e França.   

Por meio de uma carta obtida pela rede britânica "BBC", a organização diz, em espanhol e inglês, que se tornará "desarmada", mas adverte que o processo ainda está em curso e pode ser atrapalhado pelos "inimigos da paz".   

O ETA, que luta pela independência do País Basco, um território situado no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, renunciou à violência em 2011 e tentou obter benefícios para os cerca de 350 militantes presos nas duas nações em troca do desarmamento, mas sem sucesso.   

O abandono das armas chega no momento de maior fragilidade do grupo, com organizações nacionalistas querendo virar essa página da história o mais rápido possível. As autoridades dos dois países acreditam que o arsenal do ETA, algo entre 200 e 250 armamentos, esteja em diversos esconderijos situados em zonas montanhosas, sobretudo na França.   

Os mais de 40 anos de luta da milícia basca contra o Estado espanhol custaram a vida de pelo menos 829 pessoas, e o desarmamento do grupo deve ser acompanhado por uma manifestação de milhares de pessoas na cidade francesa de Bayonne. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos