A poucos dias de visita do Papa, Egito tem ataques à igrejas

CAIRO, 9 ABR (ANSA) - Duas igrejas cristãs coptas foram atingidas por ataques terroristas neste domingo (9) no Egito, matando ao menos 36 pessoas e deixando mais de 100 feridos, informam as autoridades.   

Os ataques ocorrem cerca de 20 dias antes da visita do papa Francisco ao Egito. Nos dias 28 e 29 de abril, ele terá encontro com autoridades, com o papa Teodoro II, líder da Igreja Ortodoxa Copta, e com lideranças islâmicas.   

De acordo com a agência de notícias do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis), Amaq, foram os jihadistas que realizaram os atentados. As duas igrejas estavam lotadas porque neste domingo é celebrado o Dia de Ramos para os cristãos, que inicia o calendário da semana da Páscoa.   

A primeira bomba explodiu na igreja de Tanta, deixando ao menos 25 mortos e 71 feridos. De acordo com as autoridades, uma bomba foi deixada no local e equipes de especialistas verificaram o local para ver se mais alguma bomba havia sido plantada na igreja.   

A outra explosão ocorreu em frente à igreja de São Marcos, em Alexandria, matando 11 pessoas e deixando outros 35 feridos. O comandante das forças de segurança que estava no local foi morto ao tentar evitar que um homem-bomba se explodisse.   

Segundo informações da agência de notícias egípcia Mena, os seguranças da igreja suspeitaram da movimentação de um homem e tentaram barrá-lo, mas ele ativou os explosivos antes. No momento do ataque, cerca de duas mil pessoas estavam no local.   

Após os ataques, as autoridades egípcias prenderam dois suspeitos de ajudarem na ação terrorista, informou a emissora "Al Arabya".   

- Papa condena ataques: Durante a celebração do Domingo de Ramos no Vaticano, Jorge Mario Bergoglio rezou perante ao crucifixo de Cristo "também pelas vítimas do atentado cometido, infelizmente, no Cairo em uma igreja copta, pelo meu irmão papa Teodoro II" e "por toda a nação egípcia".   

"Exprimo as minhas profundas condolências, estou próximo dos familiares e da comunidade. O Senhor converta os corações das pessoas que semeiam o terror, a violência e a morte e também daqueles que fazem e traficam armas", disse o líder católico.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos