De NY a Viena, conheça 8 cidades símbolos de famosos

Por Daniela Giammuso ROMA,11 ABR (ANSA) - Do escritor Hemingway em Havana a Berlim que salvou o músico David Bowie, passando por Nova York que encantou o artista Andy Warhol e Málaga que formou Pablo Picasso. Visitar algumas cidades também é mergulhar na alma dos artistas que lá viveram. Confira as oito cidades e seus principais artistas: Ernest Hemingway e Havana - O primeiro encontro, quase que por acaso, esperando junto com sua mulher Pauline para embarcar à Espanha. No entanto, voltou várias vezes para Cuba já que comprou uma casa em 1940. Em Finca Vígia, atualmente um museu, foi onde escreveu suas principais obras. No Hotel Ambos Mundo, ele também viveu por alguns anos.   


Sigmund Freud e Viena - Berggasse 19, primeiro andar. Este é o lugar onde viveu por quase meio século, de 1891 a 1938, o pai da psicanálise forçado a emigrar após a anexação da Áustria à Alemanha nazista. Na casa-museu permaneceu intacta a sala de estar e estúdio, com um casaco e chapéu, a biblioteca e a fotografia da família.   


Na histórica cidade, construída por Joseph II em 1784, foi onde Freud estudou os efeitos da cocaína. Na Piazza Roosevelt, ele adorava andar admirando a paisagem.   


David Bowie e Berlim - O Duque Branco se apaixonou por Berlim em 1976, quando com Iggy Pop, fugiu dos Estados Unidos para se encontrar em outro país. Lá, ele conseguiu se desintoxicar da cocaína e lançou três álbuns: "Low", "Heroes" e "Lodger". Em Hauptstrasse 155 fica a casa que Bowie viveu até 1978, passando pelo Café Neues Ufer, primeiro bar gay da cidade.   


No lendário Hansa Studio, o artista compôs "Heroes", inspirado por Tony Visconti e Antonia Maas que estavam andando por trás das janelas.   


Liverpool e Beatles: O aeroporto, batizado de Lennon, já avisa que Liverpool é uma cidade do lendário grupo musical "Fab Four". Além do museu "The Beatles Story", para reviver alguns dos passos da banda o turista pode passar pela "The Cavern Pub", onde o grupo se refugiou para escapar dos fãs.   


Com uma curta caminhada até a Mathew Street, ainda é possível visitar a loja dos Beatles, a mais famosa dedicada ao grupo.   


Além disso, o local fica perto da rua que John Lennon conheceu Paul McCartney.   


Andy Warhol e Nova York - O rei da Pop Art veio para a "Big Apple" após sua formatura do colégio e lá permaneceu até sua morte em 1987, marcando a vida artística, imagens e cores da noite da cidade.   


Do Studio 54, clube que garantiu a toda cidade "a maior festa do mundo", a Serendipity 3, o primeiro café na cidade. Para admirar as obras mais importantes de Warhol é uma obrigação visitar os museus MoMA e Guggenheim.   


Fedor Dostoevskij e São Pitesburgo - Apesar de ter nascido em Moscou, Dostoievski viveu mais tempo em São Pitesburgo. O escritor se mudou de casa umas 10, 20 vezes. No entanto, todas as residências tinham janelas com vista para a rua e uma igreja próxima para ouvir os sinos tocarem. Além de Sennaya e Stolyarny é preciso visitar o museu criado em seu último apartamento e o cemitério onde está enterrado. Pablo Picasaso e Málaga - Mais de 200 obras, pinturas, desenhos, cerâmicas, esculturas podem ser encontradas no "Museu Picasso" em Málaga, onde o artista nasceu e voltou várias vezes. Na Fundação Picasso, no entanto, em sua terra natal, todos os viajantes podem admirar objetos particulares, além da certidão de nascimento do artista.   


Marilyn Monroe e Los Angeles - Era 01 de junho de 1926 quando no hospital Couty nasceu Norma Jeane Mortenson, a futura Marilyn Monroe. Sua estrela brilhando na calçada da fama e sua estátua em um museu são algumas das homenagens encontradas em Hollywood.   


Do orfanato Hollygrove, onde viveu entre 1935 e 1937, Norma Jeane passou a frequentar as mais belas suítes da cidade como o Hollywood Roosevelt Hotel. No Hotel Bel-Air, Monroe fez seu último ensaio fotográfico seis semanas antes de sua morte em 5 de agosto de 1962, na casa de estilo espanhol Brentwood.   


A despedida final feita para a musa foi no Memorial Park Westwood Village, onde milhões de fãs continuam a trazer flores e deixar marcas de batom. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos