Ao lado de Stoltenberg, Trump diz que OTAN 'não é obsoleta'

WASHINGTON, 12 ABR (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu nesta quarta-feira (12) o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, em Washington e afirmou que a entidade "não é mais obsoleta".   

"A OTAN é um baluarte de paz e de segurança internacional" e "trabalharemos juntos para resolver o desastre da Síria", disse o mandatário voltando atrás de uma de suas frases mais polêmicas do início do mandato.   

Trump ainda agradeceu o apoio incondicional que recebeu do órgão por seu ataque contra uma base militar síria e disse que o ato foi uma resposta "ao ataque químico assassino usando as piores armas possíveis".   

"É hora de dar fim à brutal guerra civil na Síria", afirmou o mandatário chamando o presidente do país, Bashar al-Assad, de "açougueiro".   

Por sua vez, Stoltenberg afirmou que os norte-americanos tem "na OTAN os seus melhores aliados do mundo". A reunião desta quarta mostrou que o clima entre o presidente norte-americano e a entidade está caminhando em uma direção de normalidade, após uma troca pública de acusações.   

- Rússia: Durante a coletiva de imprensa, Trump foi questionado sobre a relação de seu governo com a Rússia e sobre a visita feita nesta quarta-feira por seu secretário de Estado, Rex Tillerson, ao ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.   

O mandatário voltou a acusar os russos de apoiarem Assad e protegerem o ditador no caso do ataque químico, dizendo que é "provável" que o governo de Vladimir Putin soubesse da ação, supostamente, feita por Assad.   

Trump confirmou uma fala de Lavrov durante uma coletiva de imprensa hoje, de que as relações entre os dois governos "estão no mínimo" e disse que "não estamos andando em direção a um acordo" sobre a questão síria. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos