Conheça 15 praias exuberantes da Itália

SÃO PAULO, 12 ABR (ANSA) - Já não é novidade que a Itália é um dos países com algumas das mais belas praias do mundo. No entanto, ficaria difícil para um viajante escolher a dedo quais são as melhores. Por isso, confira abaixo um ranking elaborado pelo site Skyscanner: Tonnarella dell'Uzzo - Sicília: Gregos e latinos a chamam de "cetária" pela grande quantidade de atum em seu mar de águas cristalinas. A maravilhosa Reserva Natural do Zingaro, na costa siciliana, se estende por 7 km, de San Vito lo Capo a Castellammare del Golfo. Um conjunto de plantas e flores de uma natureza limpa, habitada por animais selvagens e cercada pelo azul do mar da Sicília. Um de seus trechos mais espetaculares é Tonnarella dell'Uzzo, praia branca que fica a apenas 15 minutos de carro de San Vito. A entrada custa 5 euros.   


Enseada das Gaivotas - Sardenha: A enseada sarda das gaivotas é ainda pouco conhecida, apagada pela fama da vizinha Cala Mariolu, porém ela nada mais é do que sua continuação para o sul. Neste trecho da praia, a enseada mantém as mesmas características: água cristalina com tons de verde e azul, um penhasco e chão de cascalho branco. Seu nome é devido à presença de gaivotas no local, que ali se abrigam ao anoitecer e vão embora durante o dia. A enseada fica na província de Ogliastra e é possível acessá-la pelo mar, com barcos particulares ou que partem diariamente do Golfo de Orosei, ou caminhando ao longo de uma desafiante estrada.   


Enseada Feola - Lazio: Melhor estar preparado para a grande multidão cotidiana (principalmente em agosto), mas, uma vez garantido seu pequeno pedaço de areia, você poderá apreciar as belas piscinas naturais que ficam em seu entorno. Estamos falando da Enseada Feola, uma praia localizada em Ponza, pequena ilha próxima à cidade de Roma. Para chegar até lá, é possível realizar um trajeto a pé (cerca de 15 minutos), de barco ou de carro. Uma vez no local, é necessário descer uma escada para então desfrutar desse mar limpo e de sua areia branca. É ideal para crianças.   


Plemmirio - Sicília: A Área Marinha Protegida do Plemmirio é um paraíso para mergulhadores, onde é possível nadar em águas azul cobalto e descobrir um mundo subaquático único. É uma das praias mais amadas pelos banhistas, acessível de carro.   


Marina Grande - Campânia: Há muitas belas praias em Positano, mas essa é definitivamente a mais amada, justamente por seu deslumbrante cenário, caracterizado por uma miríade de casas coloridas. Marina Grande se estende por cerca de 300 metros e é perfeita para se bronzear ao estilo anos 1960, enquanto se degusta aperitivos ao pôr do sol. Especial não é apenas o lugar, mas também a areia escura, além da vista para as ilhas Li Galli.   


Praia da Enseada de Graziano - Sicília: Cada enseada do arquipélago eólio encanta os turistas devido às cores e aromas de um dos mares mais bonitos da Itália. Para aqueles que procuram férias relaxantes, longe do turismo de massa, é recomendável dar um pulo na pequena e exuberante Filicudi, além de também fincar o guarda-sol na extensa praia da Enseada de Graziano, a mais bonita das ilhas. Dominando o litoral, há também o inconfundível Monte Graziano e sua aldeia.   


Praia da Torre Sant'Andrea - Puglia: Salento não poderia faltar no ranking, mas uma Salento mais discreta, onde a rocha triunfa sobre a areia, para um espetáculo que leva o nome de Faraglioni de Torre Sant'Andrea. Na cidade de Melendugno, no belo trecho de costa entre a Baía dei Turchi e a Torre do Urso, existe uma maravilha da natureza que permite nadar até uma plataforma natural de pedra. Uma alternativa às rochas é uma parada na praia que fica bem no centro da pequena cidade de Torre Sant'Andrea e funciona como um cais para os barcos de pescadores locais.   


Enseada Cipolla - Sardenha: A pequena enseada de areia branca e fina é um daqueles lugares que te deixam sem palavras. Na Sardenha, a praia de Cala Cipolla é sedosa, beijada pelo sol e protegida do vento, descendo suavemente em direção ao mar, perfeita para um banho refrescante. A água é cristalina, com uma cor que varia de verde-esmeralda a azul-turquesa.   


Fiorenzuola di Focara - Marcas: Uma praia para os amantes da natureza e de caminhadas e que irá te presentear com um ou mais dias de sol e descanso. A beleza e tranquilidade são garantidas em Fiorenzuola de Focara, enseada do Parque do Monte San Bartolo, com 1,6 mil hectares de vegetação que se estendem ao longo da costa, entre as cidades de Pesaro e Gabicce Mare. A praia faz parte da pequena vila medieval de mesmo nome, situada cerca de 200 metros acima do nível do mar e que oferece uma vista impagável do Adriático. Para chegar a esse paraíso é necessário caminhar por cerca de 20 minutos.   


Baía de Punta Rossa - Puglia: A costa de Gargano, de Mattinata a Manfredonia, é uma verdadeira maravilha, com suas obras-primas e as vistas de cartão-postal. Entre as várias enseadas do local, o destaque é a Baía de Punta Rossa, pequena praia acessível por uma curta trilha. No local, você sentirá o belo aroma dos pinheiros e depois poderá mergulhar em uma água limpa e cristalina. É uma praia pouco conhecida e, por isso, não é tão cheia como as outras da região. Depois de passar o dia na praia, recomenda-se uma visita ao bosque do Monte Sant'Angelo.   


(Continua).   


Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos