Topo

Malala Yousafzai recebe cidadania honorária do Canadá

13/04/2017 15h02

OTTAWA, 12 ABR (ANSA) - A paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz, recebeu na última quarta-feira (12) a cidadania honorária canadense, pedindo ao país que defenda a educação das meninas em todo o mundo.   

Recebida pelo primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, Malala , de 19 anos, é a pessoa mais jovem a discursar para membros do Parlamento e senadores do país.   

Na cerimônia, ela agradeceu a todos e se emocionou ao falar do encontro com Trudeau, a quem elogiou por defender os direitos das mulheres, da igualdade de gênero e dos refugiados "em uma época em que o mundo está deseperançado".   

Com a conquista, a paquistanesa se torna a sexta pessoa a receber a honraria. O privilégio foi concedido também a personalidades como Nelson Mandela e o Dalai Lama.   

A ativista ficou conhecida mundialmente após ser atingida por um talibã com um tiro na cabeça enquanto estava em um ônibus escolar em outubro de 2012 defendendo seu direito à educação.   

Em 2014, com apenas 18 anos, a jovem recebeu o Prêmio Nobel da Paz, concedido por sua luta pelo direito ao ensino, principalmente das mulheres. Atualmente, Malala vive no Reino Unido, onde se recuperou do ataque. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.