Aprenda a fazer a tradicional Colomba Pascal italiana

Por Amanda Sampaio e Luciana Ribeiro SÃO PAULO, 17 ABR (ANSA) - Considerada uma das receitas italianas símbolos da celebração da Páscoa, a colomba pascal é um doce que não pode faltar à mesa de muitos brasileiros durante a Semana Santa. Com aroma suavemente cítrico, maciez e açúcar na medida, a receita foi criada entre 560 e 572 d.C na região de Lombardia, ao norte da Itália, quando o rei Alboíno teria ganho de um padeiro da cidade de Pavia um doce com o formato de uma pomba, que simboliza a paz. O monarca, que até então estava transtornado devido aos problemas da guerra e à resistência militar na cidade italiana, teria se acalmado e desistido de sua vingança após receber o presente.   


Desde então, a típica receita italiana, batizada de Colomba ("Pomba", em tradução livre), se tornou para boa parte da população um símbolo da paz. No entanto, a maioria dos religiosos acreditam que a iguaria representa a presença do Espírito Santo.   


A confeiteira do ateliê Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze, Luciana Bonometti, diz que a principal diferença entre a colomba pascal e o panetone "está na quantidade de ingredientes que vai na massa. A colomba é um pouco mais pesada, ao contrário da massa do panetone", afirmou.   


Segundo Bonometti, na receita natalina também "é acrescentado raspas de limão, além de raspas de laranja". Especialista na receita, a doceira, que aprendeu as técnicas típicas dos italianos na cidade de Brescia, leva mais de 48 horas para produzir o doce.   


"A colomba pascal é feita em três etapas, nas duas primeiras é preciso alimentar o fermento, já que ele é um ser vivo. Depois que a massa estiver pronta aí coloca as frutas cristalizadas ou gotas de chocolate. Somente depois que cobrir, a gente leva ao forno", explicou Bonometti.   


Antes de assar, é possível colocar damasco e até pedaços de amêndoas na cobertura da colomba. No entanto, é preciso tomar cuidado para não colocar nenhum ingrediente pesado por cima da massa para não atrapalhar o crescimento do pão.   


Outras variações de coberturas como marshmallow, doce de leite e brigadeiro podem ser usados a critério de quem for produzir a receita. Por sua vez, Bonometti afirma que o uso desses doces foge da tradição "e pode ser tudo menos Colomba Pascal", enfatizou.   


Confira a receita da Colomba Pascal: Massa: Misture farinha, ovo, manteiga, açúcar, fermento e água. Por causa do formato, a massa assa mais rápido e tem ponto delicado.   


Ela fica aproximadamente 27 minutos no forno.   


Recheio: Na massa é acrescentado raspas de casca de laranja ou frutas cristalizadas. É possível utilizar também gotas de chocolate.   


Cobertura Antes de ir para o forno, a massa recebe uma camada de calda feita com açúcar, amêndoa, raspa de casca de laranja e de casca de limão. Quando a massa cresce, a cobertura se quebra, dando o aspecto craquelado tradicional da colomba. Ao retirar a forma do forno é necessário virá-la de ponta cabeça para que não murche.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos