Viagem da família do Papa à Argentina vira tema de exposição

ROMA, 14 ABR (ANSA) - A viagem da família do papa Francisco da Itália para a Argentina, no início do século passado, virará tema de uma exposição fotográfica do Instituto Ítalo-Latino-Americano (Illa) de Roma a partir desta sexta-feira (21).   


"Genova-Buenos Aires, sola andata. Il viaggio della famiglia Bergoglio e altra storie di emigrazione" (Gênova-Buenos Aires, só ida. A viagem da família Bergoglio e outras histórias de imigração, em tradução livre), teve a curadoria de Massimo Minella e foi organizada pelo Illa com a colaboração da Fundação Casa América de Gênova.   


Era o ano de 1929 e, entre as muitas famílias de Piemonte que chegaram ao porto de Gênova para partir para a Argentina, estavam os Bergoglio: Mario, pai do futuro Papa, e seus avós paternos Rosa e Giovanni.   


Eles partiram de Portacomaro, na província de Asti, onde haviam nascido, até a grande cidade italiana para logo embarcar em um navio repleto de imigrantes que os levaria para a distante Buenos Aires em busca de uma nova vida.   


As imagens, que foram obtidas através dos principais centros de documentação imigratória das duas nações, estão divididas em áreas temáticas: desde a partida em Asti até a chegada à Estação Marítima de Gênova, a sala de embarque e os dias a bordo do navio.   


A migração dos Bergoglio mostra bem como era a situação da Itália naquele momento. Muitas famílias buscavam novas oportunidades de vida e, para muitos, a Argentina era a resposta para esse anseio.   


"É uma história que nos empurra para investigar o nosso passado, tarefa que nos permite, ao mesmo tempo, encontrar indicações úteis para ler nosso futuro", diz Minella.   


A reflexão plantada pela exposição convida a não esquecer aqueles anos em que os italianos precisavam deixar suas terras em busca de uma vida melhor. Homens e mulheres que, da segunda metade do século 19 e a primeira do século 20, tiveram razões suficientes para deixar a Itália e souberam superar os desafios de um futuro desconhecido. Alguns deles, até chegaram a voltar, mas para a maioria essa foi uma viagem só de ida. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos