Software antiterrorismo consegue seguir pessoas na multidão
ROMA, 18 ABR (ANSA) - Um software que permite rastrear e seguir pessoas no meio de uma multidão é a nova ferramenta de combate ao terrorismo. O programa mostrou ser capaz de seguir o mesmo indivíduo em diversos vídeos e cenas diferentes, de acordo com um estudo publicado na revista "IEEE Transactions on Pattern Analysis and Machine Intelligence" sobre um experimento realizado nos Estados Unidos.
O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Afshin Dehghan e Mubarak Shah, da Universidade da Flórida Central, e parcialmente financiado pelo Qatar, que em 2022 sediará a Copa do Mundo da Fifa e está preocupado com atentados. Para testar o programa, os desenvolvedores produziram nove vídeos diferentes (de uma maratona, de uma peregrinação, de um aeroporto, de uma estação ferroviária, entre outros), com multidões de 57 a 747 pessoas. Em todas as situações, o programa foi capaz de reconhecer a mesma pessoa contemporaneamente, com precisão que variou de 67% a 99%. Existem já softwares que reconhecem feições, mas os traços são difíceis de serem distinguidos, sobretudo em multidões e em vídeos de baixa resolução. O novo programa tenta aumentar a eficácia dos sistemas de monitoramento através de uma função matemática que analisa cinco faores: da velocidade dos passos à direção, até a identificação dos pixels que correspondem à pessoa, e os grupos que seguem a mesma rota. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
O estudo foi conduzido pelos pesquisadores Afshin Dehghan e Mubarak Shah, da Universidade da Flórida Central, e parcialmente financiado pelo Qatar, que em 2022 sediará a Copa do Mundo da Fifa e está preocupado com atentados. Para testar o programa, os desenvolvedores produziram nove vídeos diferentes (de uma maratona, de uma peregrinação, de um aeroporto, de uma estação ferroviária, entre outros), com multidões de 57 a 747 pessoas. Em todas as situações, o programa foi capaz de reconhecer a mesma pessoa contemporaneamente, com precisão que variou de 67% a 99%. Existem já softwares que reconhecem feições, mas os traços são difíceis de serem distinguidos, sobretudo em multidões e em vídeos de baixa resolução. O novo programa tenta aumentar a eficácia dos sistemas de monitoramento através de uma função matemática que analisa cinco faores: da velocidade dos passos à direção, até a identificação dos pixels que correspondem à pessoa, e os grupos que seguem a mesma rota. (ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.