Candidato líder na França recebe telefonema de Obama

NOVA YORK, 20 ABR (ANSA) - O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama telefonou nesta quinta-feira (20) para o candidato mais bem posicionado nas pesquisas das eleições para a Presidência da França, o centrista e europeísta Emmanuel Macron.   

O anúncio foi feito por um porta-voz do democrata, que disse que a ligação não representa um apoio oficial ao postulante do movimento En Marche!. Durante a conversa, Obama afirmou a Macron que continua "fortemente empenhado" na aliança com a França, "líder dos valores progressistas na Europa e no mundo".   

A ligação pode beneficiar a campanha do ex-ministro das Finanças, já que Obama goza de alta popularidade entre os franceses. Uma pesquisa divulgada nesta quinta aponta que Macron continua liderando a disputa eleitoral, com 25% das intenções de voto, à frente da ultranacionalista Marine Le Pen, da Frente Nacional (FN), com 22%.   

O conservador François Fillon (Os Republicanos) e o esquerdista Jean-Luc Mélenchon (França Insubmissa) estão com 19% cada e também têm chances de chegar ao segundo turno. As eleições acontecem no próximo domingo (23) e serão acompanhadas com atenção pela União Europeia, já que Macron é o único dos quatro principais candidatos convictamente europeísta.   

Além deles, outros sete postulantes participam da disputa, incluindo o ex-ministro da Educação Benoît Hamon, que não soube reverter os cinco anos de descontentamento com a presidência do socialista François Hollande e vem perdendo intenções de voto - a última pesquisa o coloca em quinto lugar, com 7,5%. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos