Sérgio Moro adia depoimento de Lula para 10 de maio

SÃO PAULO, 26 ABR (ANSA) - O juiz federal Sergio Moro alterou nesta quarta-feira (26) a data do interrogatório do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato para o próximo dia 10 de maio. Inicialmente, a audiência estava marcada para o dia 3 de maio.   


Em sua decisão, Moro citou as manifestações previstas para a data do depoimento como justicativa. "É possível que, na data do interrogatório, ocorram manifestações favoráveis ou contrárias ao acusado em questão [Lula], já que se trata de uma personalidade política, líder de partido e ex-presidente da República", disse.   


A expectativa era que o movimento "Ocupa Curitiba", organizado pela Frente Brasil Popular, reunisse cerca de 50 mil pessoas em Curitiba para apoiar o petista. No entanto, alguns movimentos de direita também planejavam se manifestar.   


Segundo descrito no despacho, "as manifestações são permitidas desde que pacíficas. Havendo o que não se espera, violência, deve ser controlada e apuradas as responsabilidades, inclusive de eventuais incitadores", escreveu Moro.   


Na última segunda-feira (24), a alteração havia sido solicitada pela Polícia Federal (PF). No requerimento enviado à Justiça, a superintendência regional da PF no Paraná pediu mais tempo, pois precisava realizar tratativas com orgãos de segurança e inteligência.   


A audiência marcará a primeira vez que o ex-presidente será ouvido por Moro presencialmente, na sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba. Lula é acusado de ocultar bens na ação penal que investiga a origem de um apartamento tríplex no Guarujá, em São Paulo, construído pela empreiteira OAS. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos