Acionistas da Telecom Italia elegem novo conselho

ROZZANO, 04 MAI (ANSA) - Em uma assembleia de quase nove horas em Rozzano, na província de Milão, os sócios da Telecom Italia, dona da operadora TIM, aprovaram nesta quinta-feira (4) o último balanço anual da companhia e a nomeação de seu novo conselho de administração.   

Após problemas técnicos, os resultados de 2016, quando a empresa registrou lucro líquido de 1,8 bilhão de euros, receberam o aval de 97,3% do capital votante presente. Com isso, o CEO da Telecom, Flavio Cattaneo, disse que a companhia pode voltar a pagar dividendos, congelados há quatro anos, "em um tempo razoável, muito antes do que se imagina".   

Na formação do conselho de administração, a lista de 10 candidatos do grupo francês Vivendi, principal acionista individual da empresa italiana, com uma fatia de 23,94%, foi aprovada como maioria com 49,37% dos votos, apenas 0,3 ponto percentual a mais que o obtido pelos cinco postulantes independentes escolhidos por fundos de investimento nacionais e estrangeiros - estes últimos detêm 60,84% da Telecom Italia.   

O colegiado de 15 membros terá mandato de três anos (até a aprovação do balanço de 2019) e se reunirá na manhã desta sexta-feira (5) para definir o próximo CEO da companhia (a recondução de Cattaneo é dada como certa) e seu novo presidente, cargo hoje ocupado por Giuseppe Recchi.   

"O melhor ainda está por vir", garantiu o vice-presidente do grupo, Arnaud de Puyfontaine, também representante da Vivendi no conselho de administração. Além da Telecom Italia, os franceses são donos de 38,2% do grupo de comunicação Mediaset, controlado por Silvio Berlusconi. Por conta disso, é provável que a Vivendi tenha de reduzir sua participação em uma das duas empresas.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos