Em vídeo, Obama declara apoio a Macron

NOVA YORK, 4 MAI (ANSA) - O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou oficialmente nesta quinta-feira, dia 4, seu apoio ao centrista Emmanuel Macron no segundo turno das eleições Presidenciais da França, que acontecerão no próximo domingo (7). Em um vídeo de 1min10, que até foi compartilhado pelo candidato francês, o ex-mandatário falou que "admira" a campanha eleitoral de Macron por ele ter defendido os "valores liberais", por ter mostrado o "importante papel que a França tem na Europa e ao redor do mundo" e por ele estar "comprometido com um futuro melhor para o povo francês".   

Segundo Obama, o adversário da ultranacionalista Marine Le Pen "apela para a esperança das pessoas e não para seus medos", ao contrário, aliás, da candidata do partido Frente Nacional (FN).   

Além disso, o norte-americano também explicou que mesmo não querendo se envolver mais com várias eleições, já que ele não tem mais nenhum cargo na Presidência dos EUA, "a eleição francesa é muito importante para o futuro da França e dos valores que tanto apreciamos" e "o sucesso da nação importa para todo o mundo". Por isso, Obama concluiu o vídeo ressaltando seu apoio ao centrista. "Devido à importância dessa eleição, eu também quero que vocês saibam que eu estou apoiando Emmanuel Macron para guiá-los", afirmou o ex-presidente. Antes das primárias acontecerem na França, no último dia 23 de abril, o antecessor de Donald Trump já havia ligado para o candidato francês. Na época, no entanto, um porta-voz de Macron disse que o telefonema não demonstrava que Obama estava apoiando o atual líder das pesquisas de intenção de voto. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos